Você quer aprender como fazer crochê mas acha muito complicado ou não sabe por onde começar? Então este texto é direcionado para você, já que vamos falar de passos e dicas simples para iniciantes. O crochê básico é um dos melhores e mais fáceis artesanatos para iniciantes. Então, não deixe de conferir.
Essa é uma atividade que, além de render ótimas coisas para você e sua casa, também é uma das atividades mais relaxantes que você pode fazer, utilizando apenas sua criatividade e habilidades com as mãos. Mas para deixar as suas peças ainda mais bonitas e caprichadas, você pode precisar de algumas dicas. Assim, confira a seguir como fazer crochê para iniciantes.
Saiba Mais: Teste de Gravidez: como funciona e como fazer?
Como fazer crochê fácil para iniciantes
Para saber como fazer crochê como um iniciante, primeiro você precisa ter um kit apropriado com os principais equipamentos necessários para um iniciante. Dessa forma, você conseguirá fazer um trabalho adequado e prático com o equipamento necessário e gastando somente o suficiente.
Assim, se você está montando o seu kit de crochê para iniciante, o que não pode faltar é:
- Gráficos de crochê para iniciantes;
- Linhas variadas;
- Tesoura;
- Agulhas;
- Fita métrica;
- Caixa organizadora.
Dessa forma, você poderá guardar os itens do kit e também as suas peças de crochê.
Saiba Mais: Armário de cozinha: 15 ideias fáceis de fazer e se inspirar
Dicas para escolher as melhores linhas e agulhas para seu kit
É importante ressaltar para quem quer aprender como fazer crochê que existe uma grande variedade de linhas e agulhas. Assim, você precisa saber identificar e escolher cada uma delas, já que cada tipo possui a sua finalidade.
Vale ressaltar que o que interfere no resultado final não é o material de uma linha ou uma agulha, mas sim o tamanho, já que os modelos podem variar entre 0,5 mm e 10mm. A nossa sugestão é fazer um kit onde você tenha algumas variedades de agulhas. Dessa forma, você consegue treinar com todos e ainda ter uma variedade diferente para as suas peças de iniciantes.
A partir da agulha escolhida para fazer a sua peça, você também vai definir a linha com a grossura ideal para usar, já que a linha precisa ser tão fina quanto a agulha, especialmente para quem quer fazer pontos delicados. Essa mesma lógica também vale para linhas grossas, especialmente para quem é iniciante, já que poderá finalizar a peça mais rapidamente e terá uma maior facilidade com as linhas e agulhas de tamanhos proporcionais.
Para iniciantes que querem saber como fazer crochê, a nossa sugestão é começar com linhas de algodão nas suas peças, já que elas são muito mais fáceis de trabalhar. Você também pode começar com linhas de tons claros, já que a tonalidade deixa a visualização dos pontos mais fáceis.
Saiba Mais: 10 ideias de mesas redondas para todos os ambientes
Pontos básicos de crochê para iniciantes
No começo do seu aprendizado de como fazer crochê, você verá que os gráficos de crochê vão ter alguns desenhos e siglas, que servem para indicar o tipo de ponto de crochê que você deve usar. Quanto mais tipos de pontos você aprender, mais variedade e qualidade as suas peças terão.
Os principais tipos de pontos de crochê para iniciantes são os seguintes:
1. Correntinha – (Corr) ou Ponto Corrente (pc)
Um dos pontos mais básicos é o Ponto Corrente, também conhecido como Correntinha, já que ele costuma ser o início da sua peça. Por ser a sua base, quanto mais você dominar esse ponto, mais bonita a sua peça pode ficar. Normalmente, nos gráficos, esse ponto está indicado como “0” ou “O”, também podendo aparecer como “Corr” ou “pc”.
2. Ponto baixo – (Pb)
O Ponto baixo (pb) é mais comum de ser encontrado em gráficos de crochê de tapete para iniciantes. A trama dele é mais fechada e firme e é mais indicado para puffs ou tapetes. Outros símbolos que representam esse ponto são “x” ou “+”.
3. Ponto baixíssimo – (Pbx)
O Ponto Baixíssimo (pbx) já é considerado um ponto mais avançado que os dois citados anteriormente. Ele é mais utilizado nos acabamentos de suas peças, como união de carreiras, bordas ou arremates. Caso você tenha dominado o ponto correntinha, você não terá nenhuma dificuldade em fazer isso. O símbolo que indica o uso deste ponto é o “.”.
4. Ponto alto – (Pa)
Indicado para peças detalhadas e macias, o Ponto Alto (Pa) possui uma trama mais aberta. Assim, você pode usar em mantas, blusas, mesa, cama, banhos e caminhos de mesa.
5. Ponto fantasia
O mais avançado dos que falamos até agora, o Ponto fantasia é caracterizado por ser uma mistura de vários pontos clássicos. Dessa forma, você conseguirá montar desenhos variados nas suas peças de crochê de forma fácil.
Mas já que você é um iniciante em como fazer crochê, sugerimos que domine todos os citados anteriormente antes de tentar este.
Saiba Mais: Envelopamento de móveis: 10 melhores ideias e tendências
O que são aumentos e diminuições?
Os gráficos de crochê de uma peça para iniciantes também possuem outros detalhes que você deve ficar de olho, que são os aumentos e diminuições, que servem para indicar o tamanho adequado da sua peça. Ou seja, se uma carreira sua tiver seis pontos e na próxima precisar fazer 12 pontos para aumentar a peça. Então, isso será um aumento.
De forma prática, ao invés de fazer um ponto em cima de ponto, você irá fazer um ponto no mesmo ponto de base. Assim a sua peça irá aumentar de forma correta na medida. Já a diminuição, como você pode imaginar, é o oposto do que falamos agora.
Ao invés de acrescentar um ponto, você irá retirar um para diminuir o crochê
Saiba Mais: Cantinho do café: 15 ideias incríveis para te inspirar
Peças de crochê fáceis de fazer
Agora que você já sabe tudo o básico sobre como fazer crochê e já está preparado para começar a fazer as suas peças lindas, é preciso saber o que é mais fácil para você começar como iniciante. Com isso em mente, listamos as ideias de peças de crochê mais fáceis de fazer para você começar, que são:
- Bico de crochê para guardanapo;
- Blusas;
- Cestos organizadores de crochê;
- Mantas de crochê;
- Passadeira de crochê;
- Porta copos feito de crochê quadrado ou redondo;
- Sousplat de crochê;
- Tapete de crochê.
Saiba Mais: Lembrancinhas de EVA: 13 ideias incríveis para te inspirar