As redes sociais proporcionam muitas oportunidades como entretenimento, diversão e trabalho. Mas, uma das desvantagens desses sites é receber mensagens indesejadas. No caso do LinkedIn, os usuários podem receber diversos spams no chat privado. Para fugir dessa situação, saiba como bloquear alguém no LinkedIn.
É importante ressaltar que se você bloquear um usuário no LinkedIn, ambas as partes serão bloqueadas, ou seja, você também não vai conseguir ver o perfil da pessoa bloqueado.
Além disso, também não vai ser possível enviar mensagens para ela e você não poderá receber sugestões de contatos que estejam relacionado ao usuário bloqueado.
Dito isso, veja a seguir como bloquear alguém no LinkedIn.
Como bloquear alguém no LinkedIn?
No LinkedIn, há diferenças entre bloquear e excluir um usuário da sua rede social.
Caso você exclua alguém do seu contato, essa pessoa será apenas removida do seu perfil, mas ela poderá visualizar as informações da sua página e poderá te adicionar mais uma vez.
Da mesma maneira acontece no LinkedIn, tanto na versão online quanto no aplicativo disponível para Android e iOS.
Passo 1: Entre no LinkedIn e acesse sua conta;
Passo 2: Na barra de pesquisa, procure o nome do usuário que você quer bloquear;
Passo 3: No perfil do usuário, clique em “Mais” e depois em “Denunciar/Bloquear”;
Passo 4: Você vai receber uma mensagem perguntando o que deseja fazer. Escolha a primeira opção: “Bloquear (+ o nome do perfil)”;
Passo 5: O LinkedIn vai perguntar se você tem certeza que deseja bloquear o perfil, caso tenha, clique em “Bloquear. Feito isso, você será redirecionado para a página inicial da rede social. Pronto! O usuário foi bloqueado.
É importante destacar que as mensagens anteriores trocadas com a pessoa bloqueada não serão apagadas, mas o perfil será identificado como “Usuário do LinkedIn”.
Outro ponto relevante é que o usuário bloqueado não será notificado que foi bloqueado. Essa rede social permite que você pode bloqueie até 1.200 perfis.
Agora, se você bloqueou alguém por engano ou se arrependeu, siga o tutorial abaixo para desbloquear esse perfil:
Passo 1: Entre no LinkedIn e acesse sua conta;
Passo 2: Clique no seu perfil (Eu), que fica do lado direito superior e selecione a opção “Configurações e Privacidade”;
Passo 3: Na página que se abriu, clique na seção “Visibilidade” do lado esquerdo da tela. No tópico “Visibilidade do seu perfil e da rede”, desça até a opção “Bloqueios”;
Passo 4: Ao clicar em “Bloqueios”, você verá a lista de usuários bloqueados. Escolha qual deseja tirar da lista e clique em “Desbloquear”. Vai ser solicitado a sua senha da conta. Após ter confirmado a senha, o perfil vai ter sido desbloqueado.
De acordo com o LinkedIn, é preciso esperar 48 horas antes de bloquear o usuário novamente após desbloqueá-lo.
Saiba Mais: 8 ferramentas para criar as melhores capas para LinkedIn
Agora, se você deseja apenas excluir o perfil da sua rede, confira o passo a passo a seguir:
Como excluir uma pessoa do LinkedIn?
Se você não quiser bloquear alguém do seu perfil, mas ainda deseja visitar o perfil da pessoa, pode optar em apenas excluir. A rede social chama esse processo de “Remover a Conexão”:
“As conexões removidas deixam de ser suas conexões de 1º grau e não aparecem mais na seção Contatos”, avisou o LinkedIn.
Assim como os bloqueios, a remoção de conexão também não notifica o usuário, mas as recomendações trocadas entre você e o perfil excluído serão removidos dos dois perfis. Além disso, é importante destacar que mesmo que ambos voltem a se seguir, as recomendações perdidas não poderão ser recuperadas.
O processo para remover a conexão é feito da mesma maneira na versão web ou no aplicativo:
Passo 1: Entre no LinkedIn e acesse sua conta;
Passo 2: Na página inicial, clique na parte superior em “Minha rede”;
Passo 3: Na página que se abriu, clique em “Conexão”, do lado esquerdo;
Passo 4: Você vai conseguir ver todas as pessoas que possui conexão. Procure o perfil que deseja excluir e clique nos três pontinhos próximo da opção “Enviar mensagem”. Após fazer isso, selecione a opção “Remover conexão”. O LinkedIn vai perguntar se tem certeza que quer continuar, caso queira, basta clicar em “Remover”;
Se por algum motivo você quiser voltar atrás na sua decisão e ter conexão com a pessoa novamente, basta você adicionar o perfil de novo.Lembrando que apenas o usuário que interrompe a conexão pode restaurá-la.
Você também pode excluir os contatos importados da sua lista de e-mail do LinkedIn. Para saber como fazer isso, veja também o passo a passo a seguir:
Como excluir contatos importados do LinkedIn?
De acordo com o LinkedIn, a sincronização te ajuda a manter contato com suas conexões mais importantes para que você possa entrar em contato quando achar necessário.
Mas caso não queira usar esse recurso, com o Gerente de Contatos do LinkedIn é possível administrar uma lista de endereços que você pode importar do seu e-mail profissional ou que o sistema identificou através de outras redes sociais:
Passo 1: Entre no LinkedIn e acesse sua conta;
Passo 2: Na página inicial, clique em “Minha rede”, na parte superior;
Passo 3: Na página que se abriu, clique em “Conexão”, do lado esquerdo;
Passo 4: No canto direito da parte superior, clique na seguinte mensagem: “Gerenciar contatos sincronizados e importados”;
Passo 5: Na página que se abriu, clique em: “Gerenciar sincronização dos contatos”, que fica do lado direito;
Passo 6: Nesta aba, você pode sincronizar sua conexão com o E-mail, Outlook e os telefones salvos no seu celular. Mas caso não queira fazer isso, basta clicar em “Remover todos”.
Agora você já sabe como bloquear alguém no LinkedIn. O bloqueio é uma ferramenta bem útil dentro das redes sociais, independe de qual seja. Com ela, é possível evitar possíveis problemas e confusões.