Eu não sei você, mas eu não conheço ninguém que fala assim: “Ah, eu preciso comprar uma geladeira. Eu vou lá no Facebook dar uma olhadinha”. Nós já falamos várias vezes aqui no blog, na nossa página no Facebook e também em vídeos no nosso canal no YouTube que ninguém entra no Facebook para comprar NADA, certo?
Mas então: como muitos negócios conseguem atrair clientes e fazer vendas usando o Facebook se ninguém entra na rede social pensando em adquirir um produto? Esse é o tema do nosso texto de hoje e vamos explicar como você pode usar os 3 pilares para conseguir gerar, sim, vendas usando o Facebook.
Como você pode atrair clientes para o seu negócio usando o Facebook
Seguindo essa sequência, temos certeza absoluta que você vai conseguir transformar os fãs da sua página em clientes do seu negócio.
Passo 1: atrair clientes
O primeiro passo é a atração. É aqui que o Facebook é extremamente importante. Como ninguém entra no Facebook para comprar nada, você precisa despertar o interesse das pessoas para o que você vende. E como você desperta o interesse das pessoa: jogando o seu produto na cara delas? Não!
Você precisa usar alguns gatilhos, algumas coisas que vão despertar, que vão atrair a atenção das pessoas para o que você vai oferecer para elas. Como você pode fazer isso? Chamando a atenção das pessoas baseada em alguma dor, algum problema, alguma oportunidade que talvez ela não esteja vendo. Quer um exemplo?
Vamos supor que você trabalha como corretor de imóveis. O que você pode fazer para atrair a atenção das pessoas para o seu negócio? Você pode trabalhar com conteúdos falando sobre dores, problema ou oportunidade no mercado imobiliário.
O que é uma dor para a sua audiência? Um exemplo é alguém que tem um apartamento para vender e não consegue realizar essa venda porque o país está em um momento de crise. Você pode se oferecer para essa pessoa que está com dificuldade, dizendo que ela tem esse problema e que você pode resolver, ajudando essa pessoa a vender efetivamente o imóvel.
Ou você pode usar o gatilho de oportunidade. Vamos supor que você quer vender apartamentos e você pode convencer pessoas a comprá-los, mostrar para essas pessoas a partir de um vídeo, alguma matéria, alguma entrevista que essa é uma grande oportunidade, que esse é um bom momento para as pessoas comprarem imóveis para investir. Justamente porque os preços estão caindo.
Em nenhum momento, você vai necessariamente vender nada para a pessoa. Você vai simplesmente usar um conteúdo focado em uma dor, um problema ou uma oportunidade para atrair a atenção dela.
Passo 2: engajar
A partir do momento que você captou a atenção dessa pessoa, você precisa engajar as pessoas. E, usando o nosso exemplo já acima, como você pode engajar as pessoas como corretor de imóveis? Da mesma forma, mostrando conteúdo para elas sobre:
- Uma grande oportunidade se fizer um investimento em imóveis agora;
- Uma entrevista com alguém que comprou um imóvel quando os preços estavam mais baixos e depois conseguiu vender quando ele estava mais alto;
- Depoimentos de pessoas que você já ajudou a vender um imóvel mesmo na crise;
- Algum dado de mercado que você pode utilizar para convencer aquela pessoa de que você é a pessoa que pode resolver o problema dela.
Geralmente, quando estamos nessa etapa de engajar, nós falamos para a pessoa “como”. Como que ela pode resolver aquele problema dela. E é aí que vem a terceira etapa dos pilares que é o converter.
Passo 3: converter
Então, a partir do momento que você atraiu a atenção da pessoa. Ela estava lá no Facebook vendo foto de gatinho, receitinha culinária, fotos do fim de semana com os amigos e você conseguiu atrair a atenção dela, você engajou essa pessoa, mostrando como ela pode resolver o problema ou aproveitar aquela oportunidade que você trouxe para ela, vem o terceiro passo que é etapa de converter. Ou seja, fazer essa pessoa comprar algo de você.
Você mostrou no engajamento o que fazer e como fazer é exatamente o que você oferece. Como um cliente pode comprar um imóvel com a sua ajuda? Como essa pessoa pode vender o imóvel com a sua ajuda. Então, você mostrou a oportunidade para esse cliente e você tem a solução daquele problema.
É aí, então, que você vai conseguir converter as pessoas para o seu negócio. Então, como dissemos, as pessoas não entram no Facebook para comprar algum produto. Você precisa usar o conteúdo, usar a informação para captar a atenção da pessoa e trazer ela para o seu negócio. Ficar só anunciando imóveis, ficar só fazendo alarde como o que nós chamamos de empresa panfleteira, pode até ser que funcione, mas não é a melhor estratégia para você.
Agora, nós queremos saber de você! Tendo em vista então que as pessoas não entram no Facebook para comprar nada, o que você pode começar a fazer hoje para atrair clientes para o seu negócio, trazê-las para a sua área de engajamento e, consequentemente, convertê-las para o seu negócio?
O Facebook pode ser uma ótima plataforma para atrair clientes para o seu negócio. Algumas dicas para atrair clientes usando o Facebook incluem:
- Crie uma página para o seu negócio no Facebook: uma página do Facebook é um ótimo lugar para publicar informações sobre o seu negócio, incluindo produtos ou serviços que você oferece, horário de funcionamento e formas de contato.
- Use anúncios no Facebook: o Facebook permite que você crie anúncios para promover o seu negócio para um público-alvo específico. Você pode usar o gerenciador de anúncios do Facebook para criar anúncios e segmentar o público que eles serão exibidos.
- Interaja com os seus seguidores: responda a comentários e mensagens dos seus seguidores e publique conteúdo interessante para manter as pessoas interessadas no seu negócio.
- Ofereça descontos exclusivos para os seus seguidores no Facebook: oferecer descontos exclusivos para os seus seguidores no Facebook pode ser uma ótima maneira de incentivar as pessoas a seguir a sua página e fazer compras.
- Utilize hashtags relevantes: usar hashtags relevantes em suas publicações no Facebook pode ajudar a aumentar o alcance de suas postagens e atrair novos seguidores.
Coloque aqui nos comentários quais insights você teve.
Saiba mais: Gerador de headline grátis: como ter ideias infinitas de conteúdo