Você já sabe que o ChatGPT é extremamente poderoso e pode nos ajudar de várias formas. No entanto, na medida em que se torna mais popular e presente em nossas vidas, algumas pessoas estão realmente se tornando especialistas em tirar o máximo da Inteligência Artificial. Por isso, hoje você vai conhecer alguns comandos de ouro para o ChatGPT que vão destravar muito recursos interessantes.
O site The New York Times listou uma série de comandos de ouro para o ChatGPT que vão facilitar seu dia a dia e liberar muitas respostas e ideias incríveis. Listamos as melhores abaixo para você conhecer e usar hoje mesmo.
Saiba mais: Criando Negócios Online com ChatGPT: O Guia Prático para Empreender na Era Digital
Comandos de ouro para o ChatGPT
Pessoas de todas as esferas da vida – estudantes, programadores, artistas e contadores – estão experimentando como usar IA. Os empregadores estão postando empregos em busca de pessoas que sejam hábeis em usá-los. Em breve, se ainda não, você terá a chance de usar IA. para agilizar e melhorar o seu trabalho e vida pessoal.
ChatGPT, Bing e Bard estão entre os IA mais populares chatbots. (Para usar o ChatGPT, você precisará criar uma conta OpenAI e requer uma assinatura para sua versão mais avançada. O Bing exige que você use o navegador Microsoft Edge. O Bard requer uma conta do Google.)
Embora pareçam simples de usar – você digita algo em uma caixa e obtém as respostas! — fazer perguntas da maneira errada produzirá respostas genéricas, inúteis e, às vezes, totalmente incorretas. Acontece que é uma arte digitar as palavras precisas e enquadrar para gerar as respostas mais úteis. Por isso há os comandos de ouro para o ChatGPT.
Saiba mais: OpenAI anuncia GPT-4: a próxima geração do ChatGPT (veja o que ela é capaz)
As pessoas que estão aproveitando ao máximo os chatbots têm usado variantes dessas estratégias:
Aja como se…
Iniciar seu prompt com essas palavras mágicas instruirá o bot a imitar um especialista. Por exemplo, digitar “Aja como se você fosse um tutor para crianças” ou “Aja como se você fosse um personal trainer” orientará os bots a se modelarem em torno das pessoas nessas profissões.
Esses prompts fornecem contexto adicional para o A.I. para gerar sua resposta. A I.A. realmente não entende o que significa ser um tutor ou um personal trainer. Em vez disso, o prompt está ajudando o A.I. basear-se em padrões estatísticos específicos em seus dados de treinamento.
Um prompt fraco sem orientação gerará resultados menos úteis. Se tudo o que você digitar for “O que devo comer esta semana?” o chatbot apresentará uma lista genérica de refeições para uma dieta equilibrada, como frango com legumes coloridos para o jantar, por exemplo.
Diga-me o que mais você precisa para fazer isso
Para obter resultados mais personalizados – por exemplo, conselhos de saúde para seu tipo de corpo específico ou condições médicas – convide o bot para solicitar mais informações.
No exemplo do personal trainer, um prompt pode ser: “Aja como se você fosse meu personal trainer. Crie um regime de treino semanal e um plano de refeições para mim. Diga-me o que mais você precisa para fazer isso. O bot pode solicitar sua idade, altura, peso, restrições alimentares e metas de saúde para adaptar um plano de refeições e uma rotina de exercícios para você durante uma semana.
Se você não obtiver boas respostas em sua primeira tentativa, não desista imediatamente. Melhor ainda, nas palavras de Ethan Mollick, professor da Wharton School da Universidade da Pensilvânia, trate o bot como se fosse um estagiário humano: “Quando ele cometer um erro, aponte e peça para ele fazer melhor .” Seja indulgente e paciente, e é provável que você obtenha melhores resultados.
Saiba mais: ChatGPT: o que é? 12 coisas incríveis para fazer usando a IA
Crie uma rotina com seu chatbot
Depois de entender os prompts, você pode tornar seu chatbot mais útil ao longo do tempo. A chave aqui é evitar tratar seu chatbot como uma pesquisa na web e começar com uma nova consulta a cada vez. Em vez disso, mantenha vários tópicos de conversas abertos e adicione-os ao longo do tempo.
Essa estratégia é mais fácil com o ChatGPT. O Bing exige que você redefina suas conversas periodicamente, e o Bard não torna tão fácil alternar entre os tópicos de conversa.
Natalie Choprasert, empresária de Sydney, na Austrália, que aconselha empresas sobre como usar a IA, usa o ChatGPT como coach de negócios e assistente executiva. Ela mantém conversas separadas lado a lado para cada uma dessas funções.
Para o segmento de coach de negócios, ela compartilha informações sobre sua experiência profissional e os objetivos e problemas da empresa. Para o segmento de assistente executivo, ela compartilha informações de agendamento, como os clientes com os quais está se reunindo.
“Ele se desenvolve e treina adequadamente, então, quando eu fizer uma pergunta mais tarde, estará no contexto certo e me dará respostas próximas do que estou procurando”, disse Choprasert.
Ela compartilhou um prompt de ouro bônus que treinou seus assistentes para serem mais úteis: aplique uma estrutura. Recentemente, ela leu “Clockwork”, um livro sobre como abrir um negócio. Quando ela pediu ao ChatGPT para oferecer conselhos usando a estrutura de “Clockwork”, ela ficou encantada ao ver que poderia incorporar os princípios do livro em um plano de ação para expandir sua empresa.
Saiba mais: ChatGPT já ajudou motorista a evitar multa de estacionamento