No mundo do funk, temos o termo chamado calica. Você pode ter ouvido a respeito em algum lugar ou pode até mesmo já saber o significado. Se você não conhece, não precisa se preocupar, pois neste post vamos explicar justamente o que significa a palavra calica.
Este é um termo bastante utilizado no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro e não tão conhecido em outros territórios locais. Assim, se você usar a palavra calica em outros locais, as pessoas podem acabar não conhecendo ou se confundindo com o termo.
A seguir, você entenderá o significado do termo e terá mais uma palavra para incluir no seu vocabulário.
Saiba Mais: Como dançar funk? 10 dicas para começar hoje
Primeiro, o que é uma gíria?
Antes de irmos para a definição de “calica”, você primeiro precisa saber o que é uma gíria, já que calica também é uma. Uma gíria nada mais é do que uma expressão linguística que você pode usar com mais liberdade em conversas informais.
É importante ter em mente que uma gíria não faz parte da norma culta portuguesa, com origem a partir de contextos específicos socioculturais. Elas são muito utilizadas como substitutas de algumas palavras da linguagem formal. Assim, os sentidos são semelhantes e podem ser utilizados em determinados contextos.
Com isso em mente, você já deve ter percebido que a gíria pode ser interpretada em sentido conotativo e não literal. O lado negativo é que só aqueles que conhecem essas gírias poderão entender o seu significado. Caso ela seja utilizada em uma conversa com alguém que não a conheça, ela provavelmente não entenderá o significado.
Saiba Mais: Danças africanas: qual sua origem e importância atualmente?
Qual é o significado da palavra calica?
Como dito, essa é uma gíria bastante utilizada no Rio de Janeiro. Assim, “calica” é muito utilizado quando achamos que uma coisa é muito boa. Um outro significado para você usar a palavra é para dizer que está muito feliz com algo. Normalmente, a forma de usar o termo é acompanhada de “ai”. Assim, quando você falar calica, o mais comum será dizer “ai calica”.
Com isso em mente, um exemplo de como você pode usar a palavra é: “Ai calica, o WhatsApp está com uns novos emojis excelentes”. É importante ressaltar que o termo pode sofrer algumas variações na hora de ser utilizado. Mas em praticamente todas elas, o sentido será o mesmo.
A gíria “calica” no Rio de Janeiro foi originária de um meme, mais especificamente um vídeo onde um menino carioca está se gravando cantando a música do rapper Massaru, “moda”. Ao final do vídeo, pela empolgação com a música, o jovem solta a frase “ai calica”, que acabou se popularizando. No vídeo do YouTube a seguir, você confere o material original onde a gíria teve início.
Saiba Mais: O que é ser queer? Conheça o significado e sua origem
Formas de usar a expressão calica
Para facilitar ainda mais o seu entendimento do termo, listamos algumas formas de usar o termo em frases, veja a seguir:
- “Ai calica, isso só pode ser um sonho”;
- “Finalmente o final de semana chegou, ai calica”;
- “Amanhã vamos ter uma festinha para ir, ai calica”;
- “Ai calica, finalmente estou de férias”;
- “Ai calica, minhas compras chegaram enfim”.
Músicas que citam o nome calica
Para finalizar a nossa explicação do que significa o termo “calica”, também trouxemos algumas músicas que utilizam a palavra em suas letras. Vale ressaltar que todas são funks, principalmente pelo fato do termo ter se originado no Rio de Janeiro.
Saiba mais: Frases de cria: as 256 mais legais para usar nas redes sociais
- Mc TH – Ai Calica (Prod. DJ Cabelão do Turano & DJ Yuri da Escócia)
- Flacko – Ai Calica (Dir . Brenald Carvalho)
- MC Cyclope – Ai Calica (Love Funk)
- Luísa Sonza, Davi Kneip, Mc Frog, Dj Gabriel do Borel – sentaDONA (remix)
Saiba Mais: Danças do TikTok: as 20 mais bombadas para postar