O Atributo ALT também pode ser chamado de texto alternativo. Fora do Facebook, ele é uma das ferramentas de Search Engine Optimization (SEO) que ajudam os motores de busca, como o Google, a “lerem” melhor as imagens em sites e blogs. No rede social, o Atributo ALT se apresenta como uma função um pouco diferente.
Ele vem com a proposta de facilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência visual.
Algumas pessoas e empresas costumam usar em suas postagens a hashtag #PraCegoVer e em seguida colocam a descrição da imagem do post.
Com a opção de configurar um Atributo ALT, basta colocar um texto alternativo e os softwares de leitura usados por deficientes visuais já poderão ler qual é o conteúdo da imagem.
Contudo, por se tratar de uma ferramenta que tem uma origem no SEO, vale ficar de olho para saber se esse recurso não vai influenciar no alcance das publicações ou no rankeamento delas em pesquisas feitas na rede social. Pode ser que essas descrições também passem a servir para que os algoritmos do Facebook leiam as imagens.
Ainda em fase de testes, pode ser que o Atributo ALT no Facebook não esteja disponível para todas as páginas.
COMO USAR O ATRIBUTO ALT NO FACEBOOK
Acesse a imagem na qual você quer acrescentar uma descrição por meio do Atributo ALT no Facebook.
Clique em Opções e, em seguida, em Alterar texto alternativo.
Um pop-up irá abrir e você verá uma descrição que foi automaticamente gerada pelo Facebook. É ela que vamos alterar!
Clique em Sobrescrever texto alternativo gerado.
Adicione uma descrição para a imagem. Lembre-se: a ideia é que alguém que não pode ver o post entenda exatamente o que há nela. Por isso, não esqueça de colocar também quais são os textos que aparecem na imagem.
Por fim, basta clicar em Save e o novo texto alternativo estará salvo.
Ao usar essa ferramenta, você vai facilitar o acesso de deficientes visuais ao seu conteúdo e talvez ainda ajude a dar mais relevância às suas publicações dentro do Facebook.
Nós já começamos a fazer os primeiros testes com esse recurso em nossa página. Conta aqui nos comentários se essa ferramenta já está disponível pra você!