Se você está procurando dicas sobre como montar uma assistência técnica de informática, chegou ao lugar certo. Vamos explicar quais são os elementos mais importantes para iniciar nesse segmento:
- Localização;
- Exigências legais e específicas;
- Estrutura;
- Equipe;
- Equipamentos para assistência técnica de informática;
- Divulgação.
O mais interessante dessa área é que você pode criar um negócio físico ou trabalhar com assistência técnica de informática no próprio domicílio. Além disso, dependendo do formato do seu empreendimento, não é necessário fazer grandes investimentos.
As dicas desse post valem, inclusive, para lojas de assistência técnica de informática e celulares. Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.
Saiba Mais: 25 livros de empreendedorismo gratuitos para baixar
Assistência técnica de informática: localização
Sem dúvidas, definir o local do ponto comercial é uma das questões mais importantes na hora de montar um negócio de assistência técnica em informática. Para tomar uma decisão mais assertiva, é fundamental levar alguns itens em consideração.
Primeiro, você deve analisar alguns aspectos urbanísticos e de infraestrutura. Nesta etapa, é importante observar se a região é segura, se há áreas de risco de alagamento ou enchente, se o bairro contém infraestrutura de serviços públicos e recolhimento de lixo e se a região disponibiliza serviços de água, luz, telefone e internet.
Você deve analisar ainda se será possível disponibilizar estacionamento interno ou externo para os clientes, se há proximidade de estações e pontos de transporte coletivo e se o bairro contém serviços essenciais como restaurantes, farmácias e bancos.
Um dos erros mais comuns na hora de escolher um ponto comercial é não analisar com cuidado os aspectos econômicos e financeiros do local.
Para evitar problemas no futuro, recomendamos verificar o valor do aluguel, prazo e condições do contrato, se o estabelecimento necessita de reformas e adaptações, além de observar a qualidade dos móveis do local.
Assistência técnica de informática: exigências legais e específicas
Para abrir um novo negócio, você pode registrar o estabelecimento no formato individual ou em um dos enquadramentos jurídicos da sociedade. O empreendedor deve analisar quais são as alternativas que atendem às suas necessidades e o perfil do negócio que pretende colocar em prática.
Sabemos que neste momento podem surgir muitas dúvidas. Por isso, recomendamos contar com o apoio de um contador. Ele é o melhor profissional para orientar sobre os atos constitutivos do negócio, além de ter um conhecimento vasto sobre a legislação tributária.
Para abrir uma empresa, você deve executar as seguintes normas:
- Junta Comercial;
- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- Secretaria Estadual de Fazenda;
- Registro na Prefeitura Municipal, para adquirir o alvará de funcionamento;
- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;
- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
- Registro no Corpo de Bombeiros Militar.
Além das recomendações que foram mencionadas neste post, você precisa fazer a consulta prévia de endereço na Prefeitura Municipal/Administração Regional, sobre a Lei de Zoneamento.
Para evitar futuros problemas, vale a pena conhecer as regras de proteção ao cliente, que são definidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A Lei 123/2006 (Estatuto da Micro e Pequena Empresa) e suas modificações definem um cuidado especial e simples para os micro e pequenos negócios.
Na prática, isso significa que os empreendedores têm diversos benefícios, como redução ou isenção dos custos de registros, licenças, entre outros.
O empresário também precisa redobrar a atenção à Lei de Informática nº 10.176/01. Ela detalha como é a capacitação e a concorrência no segmento de tecnologia da informação.
Saiba Mais: Como abrir um MEI: 5 passos para ser um microempreendedor
Assistência técnica de informática: estrutura
Uma das principais vantagens em trabalhar com assistência técnica de informática é que esse tipo de empreendimento não necessita de um estabelecimento físico e sim somente de ferramentas adequadas para atender os clientes.
Porém, caso seja necessário montar uma loja física, você precisa de um ambiente pequeno, com um ponto comercial e um laboratório técnico.
Especialistas acreditam que, para iniciar um empreendimento, é necessário um local de 100m2. Uma loja é aquela que contém recepção e espaço de atendimento; laboratório de serviços em hardware; almoxarifado; área administrativa; copa e banheiro.
Você pode comercializar ainda itens de hardware, software e periféricos. No entanto, para evitar futuros problemas, o empreendedor deve obter a Inscrição Atual. Lembre-se de reservar ainda um ambiente para expor os produtos para os clientes.
Nunca é demais lembrar da importância de pensar em outras questões, como:
- Ambientação;
- Decoração;
- Circulação;
- Ventilação;
- Iluminação.
Já do lado de fora, você deve pensar em itens, como: fachada, letreiros, entradas, saídas e estacionamento. Uma dica interessante é consultar a Prefeitura ou Administração Municipal. Ela é a melhor fonte para informar a legislação da cidade sobre placas externas de identificação.
Assistência técnica de informática: equipe
A quantidade de colaboradores para o negócio é modificada conforme o espaço do empreendimento. Para reduzir os gastos com a folha de pagamento, aposte em um time enxuto.
Geralmente, uma recepcionista técnica, gerente administrativo e técnico em informática. Após escolher a sua equipe, faça treinamentos com os colaboradores para que eles estejam preparados para atender o público da melhor forma.
Assistência técnica de informática: equipamentos de manutenção
Assim como a quantidade de colaboradores, o número de equipamentos também muda de acordo com o tamanho da sua empresa.
Em um negócio de pequeno porte, os itens mais recomendados são: computadores, impressora, multímetro, osciloscópio, caixa de ferramentas, bancadas de trabalho, telefone, balcão de atendimento, prateleiras e armários com porta e cadeiras.
Assistência técnica de informática: divulgação
A concorrência de uma loja de assistência técnica de informática é bastante intensa. Para garantir um diferencial competitivo no mercado, divulgue o seu negócio em redes sociais, crie um site institucional e use os aplicativos de mensagem a seu favor.
Existem ainda outras orientações: faça folders e flyers, ofereça brindes para envolver os consumidores, crie parcerias com escolas de informática e pense em promoções para a audiência.
Montar uma loja de assistência técnica de informática não é uma tarefa fácil. Além de escolher a localização, você deve investir em equipamentos para assistência técnica de informática e ficar atento as exigências legais e específicas.
Porém, antes de iniciar o seu empreendimento, vale a pena verificar o orçamento. Se você não tem renda suficiente para montar uma assistência técnica de informática e celulares, vale a pena começar por assistência técnica informática em domicílio.
Independente do tipo de negócio que pretende construir, vale a pena o investimento, uma vez que o mercado está em ascensão. Afinal, quem não precisa de um auxílio de informática, não é mesmo?
Então, siga as nossas orientações e tire a sua ideia do papel hoje mesmo, seja para criar uma assistência técnica em São Paulo ou em qualquer outra região do país.
Os cursos online do Sebrae também podem ajudá-lo em seu desenvolvimento profissional.