Se você quer fazer uma mistura de cores, é preciso ter um conhecimento mínimo sobre as cores para obter um resultado final satisfatório. Normalmente, a mistura de cores é muito usada por artistas, mas também por design de interiores e na arquitetura.
Assim, se você trabalha com isso, é de extrema importância saber quais são as melhores cores e tons que vão trazer maior calma, impacto, aconchego, alegria e outros sentimentos para o ambiente. De acordo com a Pantone, empresa de consultoria global de cores, as paletas de cores são influenciadas por vários elementos, desde a economia, entretenimento, estilos de vida e influências culturais e sociais. Quanto mais cores, maiores as possibilidades do seu uso no design.
Sabemos que não é fácil criar uma mistura adequada para cada projeto. Então, vamos te ajudar da melhor forma possível neste post. Vamos explicar um pouco sobre as cores primárias, secundárias e terciárias, falar sobre a Lei da Harmonização e o Círculo Cromático, além de separar algumas ideias de mistura de cores que podem servir muito bem como inspiração para o seu trabalho.
Saiba Mais: Cores que combinam: saiba como combinar qualquer cor
Quais são as cores primárias, secundárias e terciárias?
Se você é artista ou trabalha com arquitetura ou design de interiores, você já deve conhecer quais são e os conceitos das cores primárias, secundárias e terciárias. Contudo, se você quer montar uma ótima mistura e as escolhas mais adequadas para seus projetos, é preciso sempre ter esses conceitos frescos na memória.
Assim, abaixo falamos um pouco sobre essas cores, para que você possa relembrar.
Cores primárias
As cores primárias são chamadas dessa forma pois elas não podem ser obtidas com a mistura de outras cores. Assim, são elas: vermelho, azul e amarelo, e são ótimas escolhas para você usar em uma mistura já que, embora elas não possam ser criadas com uma mistura, elas podem gerar uma grande variedade de cores.
Imagem: Pexels
Cores secundárias
Imagem: Pinterest
Quando as cores primárias são misturadas, elas vão gerar as chamadas cores secundárias, sendo elas verde, laranja e roxo. Para gerar essas cores, as misturas que você precisa fazer são as seguintes:
- Azul + Amarelo = Verde;
- Amarelo + Vermelho = Laranja;
- Vermelho + Azul = Violeta ou Roxo.
Cores terciárias
Por fim, temos as cores terciárias, que são aquelas geradas quando misturamos as cores primárias com as cores secundárias, são elas: vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado e azul-esverdeado. Para obter essas cores, a mistura de cores que você precisa fazer é a seguinte:
- Amarelo + laranja = amarelo-alaranjado (parecido com a cor bege);
- Amarelo + verde = verde-claro ou amarelo-esverdeado;
- Azul + verde = azul-esverdeado (parecido com o verde-água);
- Azul + roxo = azul-arroxeado;
- Vermelho + roxo = vermelho-arroxeado (parecido com a cor vinho);
- Vermelho + laranja = laranja-escuro ou vermelho-alaranjado.
Saiba Mais: Paleta de Cores: 14 melhores sites para criar as suas
O que é a Lei da Harmonização e o Círculo Cromático?
Imagem: Pinterest
A Lei da Harmonização e o Círculo Cromático são praticamente obrigatórios de serem citados quando falamos da mistura de cores. Primeiro, vamos falar do Círculo Cromático, que nada mais é do que uma representação mais simples de todos os tons e suas misturas que o olho humano consegue enxergar.
Normalmente, este círculo é dividido em 12 partes, cada uma representando uma cor diferente. Nele, é possível encontrar todas as três cores primárias, todas as três cores secundárias e todas as seis cores terciárias, organizadas de uma forma que podemos entender suas combinações.
Saiba Mais: Significado das cores e sua influência no marketing
A Lei da Harmonização na mistura de cores
As cores primárias, secundárias e terciárias são as básicas e, através da mistura entre elas, diversas outras tonalidades podem ser criadas. Assim, para definir a Lei da Harmonização de forma simples, podemos dizer que ela é a combinação de todas essas cores, mas seguindo alguns critérios na mistura.
Para saber como criar essas misturas de cores com a Lei da Harmonização, basta conferir abaixo:
- Cores complementares: a Lei da Harmonização diz que essa combinação é a mistura de cores que estão em lados opostos no Círculo Cromático. Ao usar essas combinações na decoração do ambiente, você terá algo mais ousado e vibrante. Alguns exemplos de cores complementares são: laranja e azul, vermelho e verde, violeta e amarelo e assim por diante;
- Cores análogas: no Círculo Cromático, essas são as cores que estão mais próximas, ou seja, lado a lado. Nessa mistura de cores em ambientes, o resultado será algo mais suave e harmônico. Alguns exemplos de cores análogas são: verde, amarelo e laranja ou azul, roxo e vermelho;
- Cores complementares decompostas: no Círculo Cromático, essa mistura também é chamada de tríade. Nela, três cores equidistantes, formando o desenho de um triângulo, são usadas para ter harmonia mas, ao mesmo tempo, também ter um alto contraste. Alguns exemplos de cores complementares decompostas são: verde, azul e vermelho ou amarelo, azul e vermelho.
Saiba Mais: O que é moodboard e como usar nos seus projetos
A importância de uma boa paleta na mistura de cores
Agora que você entendeu mais sobre as cores e relembrou as cores primárias, secundárias e terciárias, é hora de falar sobre a paleta de cores, bastante utilizada por designer de interiores e arquitetos.
A paleta de cores nada mais é do que a mistura ideal para passar uma sensação, ideia ou identidade visual com o conjunto de tons que são pré-selecionados. Assim, uma paleta de cores sempre é montada com um objetivo em mente, sendo determinante para que um ambiente tenha resultado positivo ou negativo em sua decoração.
Para saber como ter a melhor paleta de cores, é preciso ter a Lei da Harmonização e o Círculo Cromático em mente, mesmo que de forma básica. É comum que uma paleta tenha a cor principal, dominante, e uma cor de suporte, além disso, para que as partes mais importantes do ambiente sejam acentuadas, uma terceira cor também é usada para misturar cores.
As cores complementares são mais indicadas para quem quer algo chamativo e com um bom contraste. Já as cores análogas são mais indicadas para quem busca uma decoração mais confortável. Você também pode utilizar uma única cor que tenha diversas variações de tons, criando assim uma paleta de cores monocromática.
Os tons neutros normalmente são a jogada segura em uma paleta de cores, já que são bastante versáteis, combinando com diversos objetos, decorações e acessórios. Os tons neutros seriam: branco, preto, marrom, cinza e bege.
Saiba Mais: O que é e como montar um dashboard?
A Teoria das Cores
Agora que você já sabe mais sobre a mistura de cores, separamos um vídeo explicando um pouco da Teoria das Cores e como usar as cores em seus projetos, confira a seguir.
Saiba Mais: Músicas para Halloween: 6 playlists para embalar sua festa